quinta-feira, 7 de maio de 2009

Pausa para respirar


Meus últimos dias foram uma grande sucessões de emoções: teve alegria, tristeza, raiva, decepção, satisfação e muito amor. Amor que veio de diversas formas e por várias pessoas diferentes.

Consegui comemorar meu aniversário, no último dia 3, com várias pessoas queridas e com vários eventos celebrando mais uma passagem de tempo da minha vida.

Se eu pudesse resumir minha última semana numa só palavra, escolheria intensidade. Tudo foi vivido e sentido desta forma.

Às vezes me assusto com a mudança que chegou na minha vida, como desconfiada que sou, fico observando pra ter certeza das minhas atitudes. Mas não consigo viver sem responder os estímulos, se me provocam respondo com provocação e assim sucessivamente.

Esta atitude de observar e depois partir para ação é muito paradoxal com a outra atitude de responder a estímulos. Tentando explicar, eu sigo o impulso, mas com uma vozinha interior me avisando que as coisas podem dar errado. Tento, mas sem o sucesso absoluto, a não usar somente emoção. A minha razão fica o tempo todo me cobrando uma escolha mais ponderada.

Para dar um bom exemplo, imagina que você visualiza o seu objeto de desejo dentro de um lago fundo e escuro. Você ficaria na margem para tentar ter uma visão melhor antes de entrar no lago ou vai entrando sem medir as consequências? A minha escolha é sempre a mescla das duas, não me jogo no lago atrás do meu objeto e também não fico muito na margem pra tentar conhecer o lago. Simplesmente vou nadando de encontro ao meu objeto, de uma forma que vejo cada metro do lago por vez.

Não consigo manter uma passividade e nem vou apenas pelo impulso. Alguns dirão que é a atitude mais correta. Mas sinceramente, tem vezes que é melhor ter uma atitude mais passiva. Vai que o objeto de desejo vem de encontro ao invés de você ir de encontro a ele.

Meu questionamento no momento é seguir o impulso ou se manter passivo e os ganhos disso tudo.

2 comentários:

Fofa disse...

Lu,

Eu sempre fui muito impulsiva!
As vezes as coisas saem do jeito que queremos, outras não!
Mas mesmo assim, prefiro agir, do que ficar esperando as coisas acontecerem...

Beijocas

Leonardo disse...

Oi Lu,

Eu sei que estou bastante atrasado mas FELIZ ANIVERSÁRIO! Que seja um ano com tudo do melhor!

E sobre o post... Aristóteles já dizia que a virtude está no meio termo.

Beijos