segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Exercício de ser feliz

Quando escutei as primeiras batucadas, "Meu coração é verde e rosa/ descendo o morro, eu vou/ a música, alegria do povo/ chegou, a mangueira chegou", as lágrimas escorreram.
Eu não sou mangueirense, tenho uma antipatia pela mangueira, mas chorei de emoção de curtir meu carnaval não imaginado dessa maneira, mas melhor do que eu esperava.

Escutei vários trocadilhos sobre chorar ao ver a mangueira entrar, mas, enfim, o desfile estava lindo. Para mim, o ponto alto foi a bateria "presa" (foto acima) e o mestre-sala vestido de Cartola.

Fazendo um retrospecto do ano passado, exatamente no sábado após o carnaval, eu larguei minha casa e meu ex-marido. O desfile da mangueira neste ano foi a coroação de tudo que vivi desde do momento que saí da minha antiga vida e construí uma nova. Por mais que aqui no blog no último ano, eu tivesse escrito muitas lamúrias. Mas, na verdade, fui muito feliz.

Minha obrigação do carnaval 2010 era pular muito por todos os anos que fiquei longe da folia de Momo. Cumpri com louvor.

Meus amigos foram um capítulo à parte... Sem eles, meu carnaval não seria nem metade do que ele foi.

Sobre a vida nova

Ando vivendo como as pessoas que seguem o calendário de Momo, meu novo ano se inicia agora. Uma frase que ouvi de um amigo resume minha nova vida.

"Quem é você que está diante de mim? Liberta a minha amiga", brincadeiras à parte, mudei muito, nem sei o que eu sou. Mas o que eu sou no momento é muito mais divertido. Minha vida é leve.

Com a vida leve, fiz aula de samba no pé e cumpri a meta de visitar várias escolas de samba: portela, salgueiro, mocidade e caprichosos de pilares. Essa última merece um capítulo à parte, porque vi o show mais trash da minha vida, mas como não existe espaço para reclamação na minha nova vida, me diverti horrores com meu melhor amigo e sua namorada.

Fiz todas coisas que um dia tive vontade, mas que antes não tive tempo ou coragem. Fui rídicula e ingênua, me expus, cometi erros, mas vivi.

Visitei lugares que nunca imaginei que um dia ia colocar os pés, como o terreirão do samba (foto). Mas me permiti experimentar tudo que a vida poderia me oferecer.

Continuo com algumas metas para o próximo carnaval, 2011 estarei na avenida com a minha escola de coração, a mocidade. Por pouco não desfilei este ano, mas enfim, águas passadas.

Visitarei as quadras de outras escolas de samba, curtindo feijoadas e eventos que me chamem. Não perderei uma chance.

Continuarei com o curso de fotografia. Minha meta não sei pra qual ano, cobrir carnaval como imprensa.

Minha melhor amiga me disse estes dias: "Você já reparou que sua vida acontece no carnaval?"

É, minha vida realmente decola no carnaval. A vida acontece o tempo todo, mas no carnaval sobram os mais importantes momentos.

Um comentário:

Alicinha disse...

Opa que coisa boa! Cheia de metas e mudanças! Bom mesmo é ser feliz!