terça-feira, 9 de junho de 2009

Sobre separação (parte 2)


Tenho um colega de trabalho que se separou têm 3 anos e até hoje quando o vejo sinto que ele ainda não se recuperou totalmente com o fim da relação. Simplesmente existem pessoas que quando se separa quer transar com todas as mulheres pra compensar o tempo que ficou casado. Não estou julgando o comportamento de ninguém, pelo menos estou tentando não julgar. Só estou registrando uma espécie de atitude tomada após o fim de um relacionamento. Ele poderia ter tomado outras escolhas, pois há uma infinidade. Mas a escolhida foi recuperar o tempo perdido.

Não quero expor a intimidade de ninguém por aqui, mas depois de viver a separação na pele, entendo esta ânsia deste meu amigo. Isso não quer dizer que estou buscando todos homens do mundo, a minha escolha é diferente. O que temos em comum é que ele nem eu ainda não nos recuperamos do fim de um casamento. Olho pra ele e vejo que ele era mais feliz quando estava casado. A esposa dele era muito complicada, mas o fator família sustentava a relação dele. Até que as crises intensificaram e o fim foi inevitável. Para ele foi melhor abrir mão da "família" para sua saúde mental. O fim de uma relação tem um desgaste muito grande para o casal.

A felicidade, no caso do meu amigo, era por ter uma família, um lar e todo que a sociedade prega como uma das metas de vida. Mas ninguém é feliz vivendo num inferno de brigas dentro de casa. Quando comparo a felicidade dele, na verdade estou avaliando que a vida dele falta ainda um equilíbrio. Olho pra ele e sinto um olhar de pessoa sozinha, que tenta compensar de diversas formas.

Quanto a mim, não tenho nenhuma vontade de retomar o passado. Se chegou ao fim, foi porque não tinha mais jeito. Mas me sinto completamente perdida de mim mesma. Foi como eu não soubesse o que eu era antes de começar o relacionamento e também não tenho ideia do que eu queria ser agora. Eu perdi uma relação, uma casa, coisas que não se constroem do dia pra noite. Tenho várias dúvidas: E agora, o que quero de uma nova relação? Estou preparada para uma nova relação? Não tenho tristeza, isso é um sentimento normal numa separação?

A minha maior saudade é da minha casinha, do meu espaço. Voltar para casa dos pais é dureza. Tenho muitas preocupações e problemas na minha cabeça e nada tem a ver com minha separação. Se eu pudesse, dava um pause na minha vida, para me conhecer melhor e me entender. Tentaria resolver os problemas depois que este tsunami de nova vida passase. Porque pensar em monografia e tomar decisões não tem sido meu forte no momento.

Quando refiro a minha vida como tsunami, é porque as mudanças que ocorreram foram profundas. Seria como eu não mais soubesse o meu papel no mundo, não sei mais o quero, onde quero chegar. Até 1 anos atrás eu tinha uma meta e seguia firme com meu propósito, hoje questiono a minha meta. Fico triste de estar tão perdida. Fico atrapalhada com minhas escolhas e tenho me metido em vários problemas. Mas sinceramente, eu só queria equilíbrio e paz de espírito.

A minha separação é muito recente, tem apenas 4 meses. Se tive algo em comum com meu amigo citado foi a ânsia de recuperar o tempo perdido e assim descobri que tempo perdido não se resgata. O que pode viver são novas experiências.

O que posso desejar é não ficar perdida por 3 anos como meu amigo. Que meu colega atinja um equilíbrio na sua vida. E que meu ex me perdoe por expor nossa intimidade aqui e que ele não esteja passando por metade destes questionamentos.

4 comentários:

Crystal disse...

Tudo que voce está sentindo é completamente normal... estou me vendo ha 4 anos atras...

Faz parte do processo, com certeza voce sairá fortalecida e mais madura deste tsunami, acredite em mim!

A maioria dos homens nao conseguem se dar um tempo, já engatam outro relacionamento ou saem com várias ao mesmo tempo... isto nao os leva a nada, talvez este seja o motivo do seu amigo nao parecer feliz, ele realmente nao deve estar feliz e se continuar assim as chances de encontrar a felicidade sao pequenas.

Cuide-se, continue sua vida, siga seus objetivos, por mais dificil que possa parecer.

Voce disse que nao sente tristeza, otimo!! Assim fica mais facil (menos dificl) seguir em frente.

A sensação de perda, vazio, é normal, só nao podemos deixar que os problemas tomem uma proporção muito grande, mas viver o luto é preciso.

Seja confiante!

Beijos

Leonardo disse...

Oi Lu,

Bem... Acho que temos muitos sentimentos em comum não é?

Realmente dá uma sensação de não termos mais um rumo. De repente os planos fizeram água e tudo aquilo em que investimos nossa energia e nossos sentimentos deixaram de existir.

Hoje eu tento entender melhor esse processo. Talvez esse momento sem rumo seja importante. Um tempo de reflexão, de redescobrimento. Para que não tomemos o rumo errado como seu amigo parece que tomou. Não é preciso ter pressa.

E falando em pressa, penso em tempo. Não vejo que perdi tempo. Vivi coisas boas e coisas ruins no casamento. Tive muita dor mesmo, mas acho que no fim não perdi nada. O tempo só flui numa direção então não adianta lamentar pelo que já passou. Foi uma experiência de vida. Hoje eu sou o que sou por conta de toda a somatória de experiências de vida. Aprendi muito com as coisas boas e também com a dor. O Leonardo pós-casamento certamente é melhor do que o anterior.

E ainda penso mais... Como podemos perder algo que não temos?? Ninguém é dono do tempo. Ele apenas passa inexoravelmente.

Bom! Acho que é melhor ficar por aqui né? Já estou falando demais e muito filosófico! Se precisar de um "ouvido" mais discreto, meu e-mail tá no perfil.

Beijo e bom feriado!

Fofa disse...

Ei fofa!

Li os dois posts sobre separação de uma vez só.
Vou comentar direto qui.

Também sou separada, e quando criei o blog foi entusiasmada pelo do Leo. Mas a minha idéia realmente foi fazer quase um diário, porque escrever me faria pensar melhor e no fim das contas digerir meu sentimento.

Faz 4 anos que me separei, e diferentemente de você não pude deixar pra tras tudo que vivi, pq tenho um flho, o que me faz ter uma ligação com meu ex. Confesso que hj nos damos mehor do que quando eramos casados, mas mesmo assim não poder apagar o passado as vezes me tira do sério. Mas estou aprendendo a lidar com isso.

Tudo o que sente é absolutamente normal, e o tempo (que as vezes anda na contramão) acaba se encarregando de aparar as arestas que ficam.

Concordo com você quando compara esse processo ao luto. Não deixa de ser uma perda. Mas acredito que quando tomamos uma decisão dessas é porque estamos querendo ganhar algo. E pode acreditar, vc será uma vencedora!

E antes que isso vire quase um post, o fato de não ter a tristeza presente já é um ótimo recomeço!

Be happy, fofa!!!

Beijocas

Hermilaine disse...

Oiieeee,bom dia.Tô visitando teu blog e gostei muito.Posso seguir?Abração pra você.