quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Quando sonhos se tornam realidade



Excepcionalmente hoje teremos muitas postagens. Depois de disponibilizar o famoso discurso de Martin Luther King e do futuro presidente dos Estados Unidos, preciso fazer algumas considerações.


Acho que tem acontecido coisas extraordinárias no mundo. Não sei se o Obama será um bom presidente. Ele terá grandes problemas para resolver. Talvez nem consiga. Porém ver um negro sendo presidente num dos países mais racistas que conheço é de emocionar qualquer pessoa.


É a possibilidade de ver uma minoria sendo representada, num país que tem domínio no mundo. Não quero ser acusada de americanizada, de valorizar o estrangeiro. O que acontece aqui no Brasil também me interessa e também mereceria destaque aqui no meu blog.


Quando o Lula foi eleito a primeira vez em 2002, votei nele e acompanhei toda a cerimônia de posse e seu discurso. Aquilo me emocionou. Ter um representante do brasileiro comum em Brasília me deixou muito esperançosa. Sabia que estava acompanhando um acontecimento histórico brasileiro. Apesar de muitos serem contra, ainda voto no Lula, se ele pudesse se reeleger.


Ainda não consegui ver na íntegra o discurso de Obama. Mas o pouco que vi, achei emocionante. E me lembrei que faz 40 anos da morte do Martin Luther King. O ano de 1968 onde minorias como os negros, as mulheres e os gays lutavam por seus direitos. E hoje, um presidente que pode ser uma grande fiasco, mas que venceu apesar de toda a dificuldade que uma simples cor de pele o impedia me deixa com esperanças na humanidade.


O sonho se realizou. A morte não foi em vão.

Nenhum comentário: