segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Exercício de questionar a felicidade

Estou numa fase que eu deveria estar muito feliz. Realizei coisas no qual sonhei durante a minha vida. Mas não estou curtindo esta fase como deveria. Há um incômodo. O pior que me sinto culpada, tantas pessoas infelizes por motivos reais. E eu infeliz pelo excesso de coisas realizadas.

Se você está lendo este aviso, então isto é para você. Cada palavra lida deste texto é inútil é um segundo perdido da sua vida. Você não tem nada mais para fazer? Sua vida é tão vazia que você não consegue vivê-la melhor? Ou você está tão impressionado com a autoridade que você respeita em todos aqueles que a exercem em você? Você lê tudo o que deveria? Pensa tudo o que deveria? Compra tudo o que lhe dizem para comprar? Saia do seu apartamento. Encontre alguém do sexo oposto. Pare de comprar tanto e de se masturbar tanto. Peça demissão. Comece a brigar. Prove que você está vivo. Se você não se fizer valer pelo seu lado humano, você se tornará apenas mais um número. Você foi avisado... ”
Tyler Durden, citação do filme Clube da Luta

Estou no mesmo momento de que Jack, personagem de Edward Norton no Clube da Luta. Logo no início da narrativa, Jack está com um mal-estar que ele não consegue explicar e que ele não consegue entender, ele tem um emprego, apartamento e uma “vida”, mas está insatisfeito com ela. Ele vive muito confortavelmente, embora a sua existência seja vazia. O corpo reclama de sua condição de vida, esta vontade pulsante de fazer algo diferente na sua vida.

Estou me sentindo vazia. Preciso de novos sonhos e objetivos. Desculpe ser egoísta e admitir isso. Desculpe se você que está lendo estas linhas está com um problema sério na sua vida. Eu não tenho problemas, só estou com um desconforto com a vida yupie que eu levo.

Somos consumidores, somos subproduto de uma obsessão por um estilo de vida. As coisas que possuímos acabam nos possuindo”, Tyler Durden.

Eu não vou fundar um clube da luta. Mas analiso estas questões do filme: perder todas as esperanças era liberdade da vida fútil; trocar de valores em relação a vida; mudança no qual tem de perder tudo e viver num caos que tranqüiliza, pois só desta forma alcançará o auto-conhecimento e entrará em contato com uma personalidade mais escondida; felicidade vem sempre misturada com um sentimento calamitoso.

Outra cena do filme: Tyler joga detergente em pó misturado com a gordura em cima da mão de Jack, esta mistura resulta num ácido. Esta passagem no filme trata a importância da dor.

“Sem dor ou sacrifício não alcançaríamos nada”,
”Este é o maior momento de sua vida, e você vai para outro lugar (a tentativa de ir de encontro com sua caverna)!”,
”Não é tão ruim não precisamos de Deus”,
“Pare de lutar (contra a dor)”,
“Primeiro tem de perder o medo, e saber que um dia, você vai morrer.” ,
“Apenas depois de perdermos tudo é que estamos livre.”,
“Agora, você está mais próximo do fundo do poço”...


Não sei se terei coragem de perder tudo. Mas tenho que mudar meus pensamentos, sonhos, objetivos e atitudes. Não posso viver com este desconforto crescente.

Nenhum comentário: